sábado, 16 de outubro de 2010

Responsabilidade ambiental

O que é responsabilidade ambiental
Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.


Exemplos de atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental individual:


- Realizar a reciclagem de lixo (resíduos sólidos).
- Não jogar óleo de cozinha no sistema de esgoto.
- Usar de forma racional, economizando sempre que possível, a água.
- Buscar consumir produtos com certificação ambiental e de empresas que respeitem o meio ambiente em seus processos produtivos.
- Usar transporte individual (carros e motos) só quando necessário, dando prioridades para o transporte coletivo ou bicicleta.
- Comprar e usar eletrodomésticos com baixo consumo de energia.
- Economizar energia elétrica nas tarefas domésticas cotidianas.
- Evitar o uso de sacolas plásticas nos supermercados.


Exemplos de atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental empresarial:


- Criação e implantação de um sistema de gestão ambiental na empresa.
- Tratar e reutilizar a água dentro do processo produtivo.
- Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental.
- Dar prioridade para o uso de sistemas de transporte não poluentes ou com baixo índice de poluição. Exemplos: transporte ferroviário e marítimo.
- Criar sistema de reciclagem de resíduos sólidos dentro da empresa.
- Treinar e informar os funcionários sobre a importância da sustentabilidade.
- Dar preferência para a compra de matéria-prima de empresas que também sigam os princípios da responsabilidade ambiental.
- Dar preferência, sempre que possível, para o uso de fontes de energia limpas e renováveis no processo produtivo.
- Nunca adotar ações que possam provocar danos ao meio ambiente como, por exemplo, poluição de rios e desmatamento.

10 comentários:

  1. Muito Legal esse artigo, precisamos mesmo nos preocupar com a responsabilidade ambiental

    ResponderExcluir
  2. Muito legal sua iniciativa. As empresas precisam desenvolver estratégias para menor impacto ao meio ambiente, incentivando a formação do consumidor sustentável.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom essa matéria, é preciso ter mais envolvimento da sociedade quanto a responsabilidade ambiental.
    Parabens pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS!!
    CONTINUEM DIVULGANDO ESSAS MATÉRIAS E O BLOG PARA QUE MAIS PESSOAS E EMPRESAS POSSAM SE CONCIENTIZAR DA RESPONSABILIDADE QUE TEM.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo artigo, realmente as empresas precisam desenvolver estratégias para trabalhar respeitando o meio ambiente. Eu, por exemplo, gosto muito de cosméticos, mas uso apenas aqueles de empresas que trabalham de forma ecologicamente correta. Nós consumidores temos o poder de pressionar as empresas para atuarem de forma a respeitarem o meio-ambiente, a mudança de atitude das empresas começa pela força de atuação de cada consumidor no sentido de exigir produtos que respeitem o meio-ambiente e boicotar os outros.

    ResponderExcluir
  6. O tema responsabilidade ambiental é super atual, hoje em dia é inadmissível empresas que trabalhem sem a preocupação de preservar a Natureza.

    ResponderExcluir
  7. Sou maquiador profissional e consultor de estética, só utilizo em meu trabalho produtos de empresas que trazem a certificação ambiental,hoje há várias empresas que têm esta preocupação de preservar o meio-ambiente, devemos estar atentos a todos os produtos que usamos, a mudança da sociedade começa quando o consumidor passa a exigir das empresas uma atitude sustentável.

    ResponderExcluir
  8. Hoje em dia é inadmissível que as empresas não respeitem o meio-ambiente, já que os recursos naturais estão acabando e a responsabilidade ambiental é o único caminho para a sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  9. Sandra, concordo contigo! A responsabilidade ambiental é o único caminho para a formação de uma sociedade sustentável.Devemos valorizar as empresas que trabalham com consciência ecológica!

    ResponderExcluir