Vídeos



O documentário “O Mundo Segundo a Monsanto” aborda a prática destrutiva do meio ambiente realizada pela empresa americana de biotecnologia Monsanto, que desde a sua fundação em 1915 vem manipulando os agricultores para expandir cada vez mais seu negócio.



Em 1996 ele surgiu nas estradas da Califórnia. Era o carro mais rápido e mais eficiente já construído. Funcionava a eletricidade, não emitia poluentes e colocou a tecnologia americana no topo da indústria automotiva. Mas muita gente grande ficou realmente incomodada e esses carros foram destruídos. Especialistas, consumidores, ambientalistas, políticos, diretores envolvidos e até estrelas de cinema deram suas versões. Quem Matou o Carro Elétrico? é a verdadeira autópsia que revela os culpados deste crime contra a humanidade e a tecnologia.


Em meio ao caos da cidade, as soluções podem surgir. Para que isso aconteça, muitos ecocentros efetuam técnicas de bioconstrução de uma maneira simples e econômica. O vídeo “Cidades e Soluções - Ecovilas” exibe uma reportagem da Globo News para explicar e divulgar como é possível construir casas e cidades de uma forma alternativa.



Earthlings (Terráqueos, em português) é um documentário estadunidense de 2005, escrito, produzido e dirigido por Shaun Monson e co-produzido por Persia White. O filme mostra como funcionam as fazendas industriais e relata a dependência da humanidade sobre os animais para obter alimentação, vestuário e diversão, além do uso em experimentos científicos. Compara o especismo da espécie humana com outras relações de dominação, como o racismo e o sexismo.



Você ainda é carnívoro? Não conhece a grande realidade da industria bovina e da granja? Este é o filme certo. Este documentário feito pelo Instituto Nina Rosa, uma ONG sem fins lucrativos, foi indicado para o Festival Internacional de Cinema Ambiental



Não Matarás é outro documentário brasileiro produzido pelo Instituto Nina Rosa que fala sobre a experimentação em animais e suas consequências para os próprios animais, para o homem, para a educação e para o mercado.



Um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros de água. Apesar do risco, muita gente insiste em jogar na pia ou até no vaso sanitário o óleo usado em frituras. O programa mostra as conseqüências destes atos para a natureza e explica de forma simples, como é possível evitar o que pode ser um desastre ambiental.




O vídeo “Oficina de Sabão Ecológico” mostra técnicas alternativas para fazer sabão com materiais biodegradáveis de uma forma prática e sustentável.